Thematische Rundgänge
und weitere sehenswerte Orte

FREILICHTMUSEUM MÉRTOLA

Das Freilichtmuseum Mértola verfügt über mehrere Museumszentren: es besteht aus 14 Ausstellungsorte, die in unterschiedliche Gebäude in der Stadt Mértola und in den Ortschaften Mosteiro, Alcaria dos Javazes und Mina de S. Domingos untergebracht sind.

Die Besonderheit, dass nicht die gesamte Kollektion an einem einzigen Ort ausgestellt ist, sowie die Themenvielfalt bieten viele Möglichkeiten zur Besichtigung und Gestaltung von Touren.

Im Folgenden werden einige beispielhafte Rundgänge aufgeführt, die in Eigenregie unternommen werden können:

 

Arte Islâmica

Permite explorar o período islâmico (séculos 8-1ª metade do 8) e pode incluir a visita à Igreja Matriz de Mértola, Alcáçova e Casa Islâmica, Castelo e núcleo de Arte islâmica;

Romano e Antiguidade tardia

Este percurso permite aprofundar conhecimentos nas temáticas relacionadas com o período romano e a antiguidade tardia (séculos 1 a 8) e pode incluir a visita à Igreja Matriz de Mértola, Alcáçova, Castelo, Casa Romana, Basílica Paleocristã e Ermida e Necrópole S. Sebastião

Centro Histórico

O Centro Histórico de Mértola é um importante conjunto arquitetónico, instalado num esporão rochoso entre o Rio Guadiana e a Ribeira de Oeiras. A sua importância histórica está relacionada com as suas caraterísticas defensivas naturais e com a relação que manteve com o rio, principalmente enquanto via de escoamento de produtos e de circulação de pessoas. O percurso pode ser realizado só pelas ruas, percebendo a organização e a dinâmica do espaço ou pode incluir a visita a alguns dos núcleos museológicos do Museu de Mértola que ajudam a compreender o espaço e o tempo. Pode por isso visitar a Oficina de Tecelagem, a Casa de Mértola, Igreja Matriz de Mértola, a Alcáçova e Casa Islâmica, o Castelo, a Forja do Ferreiro, os núcleos de Arte Islâmica e de Arte Sacra, a Casa Romana e a Basílica Paleocristã;

Arqueologia em Mértola

Sendo a arqueologia um dos principais temas dos núcleos do Museu de Mértola, este percurso pode incluir pontos relevantes como a visita à Igreja Matriz de Mértola, à Alcáçova, ao Batistério da Encosta do Castelo, ao Castelo, com destaque para a Torre de Menagem, à Casa Romana, à Basílica Paleocristã e à Ermida e Necrópole S. Sebastião;

Ofícios tradicionais e seus antecedentes

As pessoas são os principais personagens da história de uma localidade. A maior parte destes personagens locais são respeitados pela comunidade e estão muitas vezes ligadas a ofícios importantes para o dia-a-dia das pessoas e também para manter a memória do local e a identidade coletiva. Conhecer os habitantes de Mértola ao longo dos tempos é o que se pode fazer visitando, por exemplo, a Oficina de Tecelagem, a Casa islâmica, a Forja do Ferreiro, o núcleo de Arte Islâmica e a Casa Romana;

In der Umgebung von Mértola:

Mosteiro

O concelho de Mértola tem muito para oferecer seja a nível cultural e patrimonial mas também ao nível da paisagem e da biodiversidade. Num percurso interessante e realizado ao ar livre pode visitar o Mosteiro, o Pulo do Lobo, os canais, o moinho de vento da Corte Gafo de Cima e apreciar ao longo do percurso uma paisagem que difere de estação para estação e de dia para dia.

Núcleo Museológico de Alcaria dos Javazes

Este núcleo etnográfico localiza-se na localidade de Alcaria dos Javazes e é o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal e um coleccionador privado. Na visita a este local pode contactar com o coleccionador, que o recebe e explica a sua coleção, e perceber a importância da preservação do património para a construção de uma memória coletiva. Este percurso pode ser complementado com a visita ao moinho e núcleo museológico de S. Miguel do Pinheiro.

Complexo Mineiro da Mina de S. Domingos e Pomarão

A Mina de S. Domingos é uma antiga povoação mineira que mantem uma organização urbana caraterística e interessantes ruinas industriais da época de exploração (finais do século XIX até meados do século XX). O percurso a definir pode incluir a visita à Casa do Mineiro, ao complexo mineiro da Mina de S. Domingos e do Pomarão.

Para outros percursos pedestres e atividades de animação turística consultar www.visitmertola.pt

Wenn Sie eine geführte Besichtigung machen möchten, können sich zur Terminabstimmung an die institutionellen Kontakten wenden und einen der folgenden Rundgänge auswählen:

Centro Histórico de Mértola

O Centro Histórico é representativo da vivência do homem ao longo dos tempos, das transformações que operou na paisagem e da sua relação com ela. Este percurso pretende dar a conhecer a Vila de Mértola evidenciando as suas especificidades relacionadas com o património histórico/arqueológico, a arquitetura, a organização espacial e a envolvente natural.

Destinatários: maiores de 12 anos | Duração: 2:30 horas

Período Romano e Antiguidade Tardia

Mértola foi habitada desde tempos imemoriais por diversos povos que deixaram marcas da sua passagem. Na Vila de Mértola existem vestígios do século I ao VIII d.C. que permitem perceber a importância da cidade neste período. Este percurso inclui a visita aos núcleos museológicos Alcáçova, Castelo, Torre do Rio, Casa Romana e Basílica Paleocristã.

Destinatários: Todas as faixas etárias | Duração: 2:30 horas

Período Islâmico I

Existem fortes evidências da ocupação islâmica em Mértola, visíveis nos objetos expostos nos núcleos do Museu mas também na arquitetura, no traçado urbano, na língua e nos costumes e tradições. Este percurso inclui a visita à Igreja Matriz (antiga mesquita), Alcáçova e Arte Islâmica onde se desenvolverão atividades com a maleta pedagógica “O Baú de Aladino” que, através de materiais lúdico-pedagógicos, explora a ocupação islâmica em Mértola e na Península Ibérica.

Destinatários: alunos do 1º e 2º ciclo com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. | Duração: 2 horas

Período Islâmico II

As influências da ocupação islâmica são visíveis e persistem ainda nalgumas atividades como a tecelagem tradicional sendo a visita à Oficina de Tecelagem, incluída neste percurso, um dos pontos mais importantes. O percurso inclui outros locais representativos desta ocupação como a Igreja Matriz (antiga mesquita), a Alcáçova, o castelo e o núcleo museológico de Arte Islâmica onde se encontram diversos materiais representativos deste período.

Destinatários: Todas as faixas etárias | Duração: 2:30 horas

Museu de Mértola

Inclui a visita a todos os núcleos do Museu localizados na Vila de Mértola: Basílica Paleocristã, Casa Romana, Forja do Ferreiro, Oficina de Tecelagem, Casa de Mértola, Igreja Matriz, Alcáçova e Casa Islâmica, Castelo, Arte Sacra e Arte Islâmica.

Destinatários: Maiores de 12 anos | Duração: 4 horas

Complexo Mineiro da Mina de S. Domingos

O complexo mineiro da Mina de S. Domingos é um importante testemunho da indústria da extração mineira de finais do século XIX, 1ª metade do século XX onde, apesar da desolação da paisagem, é ainda possível perceber a organização urbana, a localização dos equipamentos ligados à Mina e os importantes vestígios da indústria mineira. Para dar a conhecer as potencialidades desta localidade a Fundação Serrão Martins tem disponíveis duas modalidades de visitas que incluem o núcleo museológico Casa do Mineiros e o complexo mineiro da Mina de S. Domingos e Pomarão.

Mais informações em www.fundacaoserraomartins.pt

Mértola Museum. Gemeinde Mértola © 2020. Alle Rechte vorbehalten
Nutzungsbedingungen