theme-based routes
other places of interest

MÉRTOLA MUSEUM

The Mértola Museum is polynuclear; i.e., it has 14 units accommodated in various buildings in Mértola, Mosteiro, Alcaria dos Javazes and Mina de S. Domingos.

The fact that the collection is not displayed in a single place, together with its theme-based diversity, offers many possibilities to visit and organize routes.

Here are some routes you can discover on your own:

 

Arte Islâmica

Permite explorar o período islâmico (séculos 8-1ª metade do 8) e pode incluir a visita à Igreja Matriz de Mértola, Alcáçova e Casa Islâmica, Castelo e núcleo de Arte islâmica;

Romano e Antiguidade tardia

Este percurso permite aprofundar conhecimentos nas temáticas relacionadas com o período romano e a antiguidade tardia (séculos 1 a 8) e pode incluir a visita à Igreja Matriz de Mértola, Alcáçova, Castelo, Casa Romana, Basílica Paleocristã e Ermida e Necrópole S. Sebastião

Centro Histórico

O Centro Histórico de Mértola é um importante conjunto arquitetónico, instalado num esporão rochoso entre o Rio Guadiana e a Ribeira de Oeiras. A sua importância histórica está relacionada com as suas caraterísticas defensivas naturais e com a relação que manteve com o rio, principalmente enquanto via de escoamento de produtos e de circulação de pessoas. O percurso pode ser realizado só pelas ruas, percebendo a organização e a dinâmica do espaço ou pode incluir a visita a alguns dos núcleos museológicos do Museu de Mértola que ajudam a compreender o espaço e o tempo. Pode por isso visitar a Oficina de Tecelagem, a Casa de Mértola, Igreja Matriz de Mértola, a Alcáçova e Casa Islâmica, o Castelo, a Forja do Ferreiro, os núcleos de Arte Islâmica e de Arte Sacra, a Casa Romana e a Basílica Paleocristã;

Arqueologia em Mértola

Sendo a arqueologia um dos principais temas dos núcleos do Museu de Mértola, este percurso pode incluir pontos relevantes como a visita à Igreja Matriz de Mértola, à Alcáçova, ao Batistério da Encosta do Castelo, ao Castelo, com destaque para a Torre de Menagem, à Casa Romana, à Basílica Paleocristã e à Ermida e Necrópole S. Sebastião;

Ofícios tradicionais e seus antecedentes

As pessoas são os principais personagens da história de uma localidade. A maior parte destes personagens locais são respeitados pela comunidade e estão muitas vezes ligadas a ofícios importantes para o dia-a-dia das pessoas e também para manter a memória do local e a identidade coletiva. Conhecer os habitantes de Mértola ao longo dos tempos é o que se pode fazer visitando, por exemplo, a Oficina de Tecelagem, a Casa islâmica, a Forja do Ferreiro, o núcleo de Arte Islâmica e a Casa Romana;

Outside Mértola

Mosteiro

O concelho de Mértola tem muito para oferecer seja a nível cultural e patrimonial mas também ao nível da paisagem e da biodiversidade. Num percurso interessante e realizado ao ar livre pode visitar o Mosteiro, o Pulo do Lobo, os canais, o moinho de vento da Corte Gafo de Cima e apreciar ao longo do percurso uma paisagem que difere de estação para estação e de dia para dia.

Núcleo Museológico de Alcaria dos Javazes

Este núcleo etnográfico localiza-se na localidade de Alcaria dos Javazes e é o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal e um coleccionador privado. Na visita a este local pode contactar com o coleccionador, que o recebe e explica a sua coleção, e perceber a importância da preservação do património para a construção de uma memória coletiva. Este percurso pode ser complementado com a visita ao moinho e núcleo museológico de S. Miguel do Pinheiro.

Complexo Mineiro da Mina de S. Domingos e Pomarão

A Mina de S. Domingos é uma antiga povoação mineira que mantem uma organização urbana caraterística e interessantes ruinas industriais da época de exploração (finais do século XIX até meados do século XX). O percurso a definir pode incluir a visita à Casa do Mineiro, ao complexo mineiro da Mina de S. Domingos e do Pomarão.

Para outros percursos pedestres e atividades de animação turística consultar www.visitmertola.pt

If you want a guided tour you can schedule it through institutional contacts and select one of the routes:

Centro Histórico de Mértola

O Centro Histórico é representativo da vivência do homem ao longo dos tempos, das transformações que operou na paisagem e da sua relação com ela. Este percurso pretende dar a conhecer a Vila de Mértola evidenciando as suas especificidades relacionadas com o património histórico/arqueológico, a arquitetura, a organização espacial e a envolvente natural.

Destinatários: maiores de 12 anos | Duração: 2:30 horas

Período Romano e Antiguidade Tardia

Mértola foi habitada desde tempos imemoriais por diversos povos que deixaram marcas da sua passagem. Na Vila de Mértola existem vestígios do século I ao VIII d.C. que permitem perceber a importância da cidade neste período. Este percurso inclui a visita aos núcleos museológicos Alcáçova, Castelo, Torre do Rio, Casa Romana e Basílica Paleocristã.

Destinatários: Todas as faixas etárias | Duração: 2:30 horas

Período Islâmico I

Existem fortes evidências da ocupação islâmica em Mértola, visíveis nos objetos expostos nos núcleos do Museu mas também na arquitetura, no traçado urbano, na língua e nos costumes e tradições. Este percurso inclui a visita à Igreja Matriz (antiga mesquita), Alcáçova e Arte Islâmica onde se desenvolverão atividades com a maleta pedagógica “O Baú de Aladino” que, através de materiais lúdico-pedagógicos, explora a ocupação islâmica em Mértola e na Península Ibérica.

Destinatários: alunos do 1º e 2º ciclo com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. | Duração: 2 horas

Período Islâmico II

As influências da ocupação islâmica são visíveis e persistem ainda nalgumas atividades como a tecelagem tradicional sendo a visita à Oficina de Tecelagem, incluída neste percurso, um dos pontos mais importantes. O percurso inclui outros locais representativos desta ocupação como a Igreja Matriz (antiga mesquita), a Alcáçova, o castelo e o núcleo museológico de Arte Islâmica onde se encontram diversos materiais representativos deste período.

Destinatários: Todas as faixas etárias | Duração: 2:30 horas

Museu de Mértola

Inclui a visita a todos os núcleos do Museu localizados na Vila de Mértola: Basílica Paleocristã, Casa Romana, Forja do Ferreiro, Oficina de Tecelagem, Casa de Mértola, Igreja Matriz, Alcáçova e Casa Islâmica, Castelo, Arte Sacra e Arte Islâmica.

Destinatários: Maiores de 12 anos | Duração: 4 horas

Complexo Mineiro da Mina de S. Domingos

O complexo mineiro da Mina de S. Domingos é um importante testemunho da indústria da extração mineira de finais do século XIX, 1ª metade do século XX onde, apesar da desolação da paisagem, é ainda possível perceber a organização urbana, a localização dos equipamentos ligados à Mina e os importantes vestígios da indústria mineira. Para dar a conhecer as potencialidades desta localidade a Fundação Serrão Martins tem disponíveis duas modalidades de visitas que incluem o núcleo museológico Casa do Mineiros e o complexo mineiro da Mina de S. Domingos e Pomarão.

Mais informações em www.fundacaoserraomartins.pt

Mértola Museum . Câmara Municipal de Mértola © 2020. All rights reserved
Terms and Conditions