Mértola Vila Museu

Em Mértola o Museu é a própria Vila. O Centro Histórico é um importante conjunto cénico onde o edificado se integra perfeitamente na envolvente paisagística, tendo no Rio Guadiana a justificação da sua existência e da sua importância ao longo dos tempos. A preservação e salvaguarda do património funcionam como principal motor de desenvolvimento da atividade turística nas suas mais diversas vertentes, com destaque para a dimensão histórica, social e económica.

Nos finais dos anos 70 do século XX iniciou-se em Mértola um projeto de desenvolvimento local baseado na valorização patrimonial e na sua relação com a comunidade e o território. Passados 40 anos é possível constatar a existência de um importante trabalho de investigação, valorização e divulgação, traduzido não só na diversidade e qualidade da investigação mas, principalmente, na divulgação através da museografia. Trata-se de um processo dinâmico, que se renova e redescobre ao longo do percurso, e que tem na candidatura a Património Mundial o seu novo desafio.

A continuidade e o sucesso desta aliança entre museus, património e turismo reside no envolvimento da comunidade e na manutenção de uma forte parceria entre os diversos agentes locais, cimentada numa estratégia com objetivos e metodologias convergentes. O foco é a continuidade numa investigação séria e de qualidade, em que os resultados se traduzam em novos projetos, exemplares em termos qualitativos e inovadores, capazes de atrair a Mértola uma fluxo de visitantes/turistas que possibilitem a fixação de população e a sua sustentabilidade.

Núcleos Museológicos

Saiba onde estão os nossos núcleos museológicos

Museu de Mértola . Câmara Municipal de Mértola © 2020. Todos os direitos Reservados
Termos de Utilização