Início » Mértola » Jornadas Europeias do Património 2021
Voltar à página de noticias

Jornadas Europeias do Património 2021

Terão lugar entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro as Jornadas Europeias do Património 2021 (JEP), este ano subordinadas ao tema Património Inclusivo e Diversificado.
As JEP são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia e correspondem a um evento amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa. Mais de 70000 eventos são organizados todos os anos com o objetivo de sensibilizar para o património comum da Europa e para a necessidade da sua contínua proteção, através da criação de experiências e para a necessidade da sua contínua proteção, através da criação de experiências que promovem a inclusão e fomentam a criatividades e a inovação.
A ideia base da iniciativa é promover o acesso ao património, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade.
As JEP representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.
Em 2021, as Jornadas Europeias do património celebram o Património Inclusivo e Diversificado, através do tema partilhado do Património de, por e para Todos, porque o Património é nosso. Este tema procura celebrar a diversidade e possibilitar a inclusão de todos na sociedade. Por “diversidade” entendemos pessoas de diferentes raças, etnias, géneros, idades, religiões, habilidades de orientações sexuais, bem como pessoas com diferenças na educação, experiências e rendimentos. Por “inclusão” queremos dizer criar uma experiência acolhedora e aberta para todas as pessoas, por exemplo, removendo barreiras à participação como acesso físico, idioma ou custos” (in, http://www.patrimoniocultural.gov.pt/static/data/docs/2021/08/03/MemorandoJEP2021n.pdf )
Em Mértola a expressão da divulgação de resultados e da preservação do património tem uma forte expressão nos núcleos museológicos do Museu de Mértola. Os núcleos integram estruturas arqueológicas in situ ou encontram-se instalados em edifícios emblemáticos do centro histórico de Mértola, ou de outras localidades do concelho, e integram nas suas exposições permanentes objetos representativos do acervo do Museu nas áreas temáticas da arqueologia, da história, da arte e da etnografia. São diversificados nas cronologias, nas temáticas, nas abordagens expositivas e nos conteúdos e representam na atualidade, como no passado recente e mais longínquo de cidade portuária, uma aproximação às pessoas e ao território.
Nos últimos tempos têm vindo a ser trabalhados diferentes modelos de divulgação com o objetivo de chegar a Todos e de assegurar que visitar os núcleos do Museu de Mértola e usufruir do Património desta Vila é cada vez mais uma experiência inovadora, desafiante e enriquecedora.
Venha experienciar! Visite Mértola e o seu Património!

Museu de Mértola . Câmara Municipal de Mértola © 2021. Todos os direitos Reservados