Início » Museu de Mértola » Exposição Máquina do Tempo
Voltar à página de noticias

Exposição Máquina do Tempo

Exposição “Máquina do Tempo” de Joana Paiva Sequeira, José Alexandre São Marcos e Paulo Romão Brás
Galeria de Exposições do Castelo, Basílica Paleocristã do Museu de Mértola e Casa das Artes Mário Elias, de 18 de setembro a 23 de outubro de 2021

“Era uma vez a necessidade humana de contar, medir o tempo. Era uma vez a paixão humana pela vida e o desejo de a prolongar enganando o tempo. Era uma vez o espanto sobre a velocidade, quando a vida passa levada pelo tempo.
E depois há lugares que nos fazem a vontade, reúnem a necessidade, o desejo e o espanto.
Mértola é assim. Por isso a exposição só poderia chamar-se MÁQUINA DO TEMPO, aqui, mais faz sentido. Aqui está a sua expressão plena.
O que define melhor o ser humano? A sua biologia, a sua religião, a filosofia, há uma lista de aptidões que lhe são próprias, é impossível tecer numa resposta todos esses fios, seria arrogante.
Há, no entanto, uma caraterística, a “invenção do tempo humano”. Como comprovar essa existência, para viajar na máquina.
Apesar dos diferentes calendários, cujas datas não coincidem, como num caleidoscópio de cores e eventos, existe desde as primeiras representações humanas conhecidas, algo que nos interroga, como a frase “conhece-te a ti mesmo”, e nos situa no tempo humano, a sua linguagem é a Arte. Esse verdadeiro único tempo global, pois dá-nos um simples minuto:
… era uma vez o Homem!

José Alexandre São Marcos

Museu de Mértola . Câmara Municipal de Mértola © 2021. Todos os direitos Reservados