Início » Sem categoria » XI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular
Voltar à página de noticias

XI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular

XI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular
Loulé, 21, 22 e 23 de outubro 2021

Os Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular (EASP) têm vindo a realizar-se desde 1993 em diversas localidades de Portugal e Espanha. Têm o objetivo de dar a conhecer novidades da investigação arqueológica, apresentar resultados de projetos de investigação em curso e debater problemáticas relevantes da arqueologia do Sudoeste Peninsular, fortalecendo os laços profissionais entre os investigadores ibéricos.
A edição de 2021 realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de outubro, em Loulé, estando a organização a cargo da Universidade do Algarve/Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (UAlg/CEAACP), do Município de Loulé, da Direção regional de Cultural do Algarve e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
O XI EASP terá também uma sessão de homenagem a Francisco GoméZ Toscano, falecido em 2018. Foi docente da Universidade de Huelva, um dos promotores do EASP e um investigador que sempre procurou promover o intercâmbio e a partilha de conhecimento entre arqueólogos dos dois lados da fronteira.
Mértola estará representada por investigadores do Campo Arqueológico de Mértola e da Câmara Municipal de Mértola com a apresentação das comunicações:
– Maria de Fátima Palma e Bilal Sarr, “Primeiros resultados do projeto IACAM – Intervenção arqueológica nas Cercas das Alcarias – Mesquita, Mértola. Da Hispânia ao al_Ândalus: Arabização, islamização e resistência no meio rural (21 de outubro);
– Virgílio Lopes, Clara Rodrigues, Susana Gómez Martinez, Maria de Fátima Palma e Marco Fernandes, “Balanço dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos na encosta do Castelo de Mértola 2020-2021 (21 de outubro);
– Lígia Rafael, “A já conhecida problemática dos “cacos”: o assunto das reservas de arqueologia” (21 de outubro)
– Virgílio Lopes, “O cristianismo primitivo no Sul do Conventus Pacencis. Estado da Questão” (22 de outubro)

Mais informações em www.earqueologiasp.prg

Museu de Mértola . Câmara Municipal de Mértola © 2021. Todos os direitos Reservados