Início » Museu de Mértola » Atividades do Museu de Mértola no Dia Internacional dos Museus
Voltar à página de noticias

Atividades do Museu de Mértola no Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. Tendo em conta a missão social dos museus e a nova realidade associada à atual pandemia, o tema apresentado pelo ICOM Internacional para 2021 é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Com este tema o ICOM desafia os museus, os seus profissionais e as comunidades a criar, imaginar e partilhar novas práticas de (co)criação de valor, novos modelos de negócio para as instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais do presente.

Neste âmbito o Museu de Mértola, em parceria com o Campo Arqueológico de Mértola, organiza a atividade “O Museu vai à Oficina da Criança” com o objetivo de envolver as crianças nas temáticas relacionadas com o acervo do Museu e manter o contacto com eventos importantes localmente como é o caso do Festival Islâmico.

Será também apresentada nas Redes Sociais a APP de apoio à visita ao Museu de Mértola que permitirá, de forma intuitiva, criar percursos de visita e obter indicações sobre localização, horários e conteúdos. Trata-se de uma maisvalia em termos da divulgação do acervo do Museu e funciona também como complemento à informação veiculada pelo website.

As atividades do Museu de Mértola estão disponíveis na programação nacional da DGPC e podem ser consultadas em http://w3.patrimoniocultural.pt/museus2021/digital/

Museu de Mértola . Câmara Municipal de Mértola © 2021. Todos os direitos Reservados