Início » Festival Islâmico » 11º Festival Islâmico de Mértola
Voltar à página de noticias

11º Festival Islâmico de Mértola

11º Festival Islâmico de Mértola – 19 a 22 de maio de 2022

A 11ª edição do Festival Islâmico realiza-se de 19 a 22 de maio 2022 e corresponde a mais um momento de exaltação das raízes e influências islâmicas de Mértola. A filosofia subjacente a este Festival assenta na investigação histórico- arqueológica e a imagem gráfica de cada edição tem como inspiração as coleções do acervo do Museu de Mértola.

A edição de 2022 é marcada por um motivo vegetalista presente numa tigela de cerâmica decorada com a técnica da corda seca, datada do século XII, que integra a coleção exposta no núcleo museológico de Arte Islâmica. A decoração interior da tigela é em corda seca total em branco, verde e melado; o manganês delineia um motivo central de quatro caules entrelaçados que se cruzam com quatro flores de loto estilizadas. A decoração secundária consiste em motivos vegetais espaçados na parede da tigela e um reticulado triangular no bordo. As composições quadripartidas, mesmo aquelas que se cruzam com uma segunda composição como acontece nesta peça, são interpretadas como representações do Paraíso (o ponto central que, neste caso é um círculo), do qual partem os quatro rios.
Nos dias do Festival os Núcleos Museológicos do Museu de Mértola estão abertos em horário contínuo, nos dias 10, 20 e 21 de maio das 10:00 às 20:00 horas e no dia 22 de maio das 10:00 às 18:00 horas. Visite-nos!

Mais informações através do link: https://www.festivalislamicodemertola.com/

Museu de Mértola . Câmara Municipal de Mértola © 2021. Todos os direitos Reservados

Subscreva a nossa newsletter!